No telão um resumo da biografia do novo Membro da Academia , o empresário Ernesto Heinzelmann
Sergio Rolim Mendonça segue em direção ao palco para ser empossado na Academia Nacional de Engenharia em 2024 no Rio de Janeiro
Sergio Rolim Mendonça segue em direção ao palco para ser empossado na Academia Nacional de Engenharia em 2024 no Rio de Janeiro
Sergio Rolim Mendonça com o Colar e Diploma da Academia Nacional de Engenharia
29/04/24 - Aconteceu na Escola de Guerra Naval no Rio de Janeiro a cerimonia de Posse de novos Membros Titulares da Academia Nacional de Engenharia , destacando a Posse dos empresários e engenheiros Ernesto Heinzelmann, Sergio Rolim Mendonça e Marcio Souza Soares de Almeida, três grandes profissionais que se destacam em seu segmento contribuindo com o desenvolvimento do Brasil e Brasileiros, tornando o país menos desigual e com mais oportunidades.
Com uma carreira espetacular, Ernesto Heinzelmann
Executivo, empresário e consultor com mais de 40 anos de experiência. Construiu sólida carreira na Empresa Brasileira de Compressores (Embraco) por 33 anos. Iniciou como Engenheiro Mecânico na área operacional e em 1983, criou a área de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), da qual se tornou diretor em 1989. Em 1993, assumiu a presidência da empresa, liderando um grande processo de crescimento e globalização das atividades. Hoje é presidente do Conselho de Administração do Musicarium Academia Filarmônica Brasileira, do Porto Itapoá, da Portinvest, do Instituto Core e da Rôgga Empreendimentos, além de fundador e apoiador do Projeto Resgate, em Joinville (SC) e do movimento Excelência SC.
Um empresário que se destaca no Brasil e no mundo assim é Sergio Rolim Mendonça Engenheiro Civil e Sanitarista, M. Sc. em Controle da Poluição Ambiental pela Leeds University, Inglaterra. Trabalhou na maioria dos países das Américas como funcionário da OPAS/OMS e consultor em Sistemas de Águas Residuais para a América Latina e o Caribe no CEPIS/OPAS/OMS. É autor de onze livros na área de tecnologia de água e esgotos, destacando-se: Sistemas de Lagunas de Estabilización, McGraw-Hill e Sistemas Sustentáveis de Esgotos, Blucher. Recebeu vários prêmios no Brasil e no exterior por sua destacada atuação na área. Fundador e Acadêmico Emérito da Academia Paraibana de Engenharia, atualmente como Presidente pelo quarto mandato, e Professor Emérito da UFPB.
Com uma trajetória brilhante, Márcio Souza Soares de Almeida é Professor Titular da COPPE-UFRJ e PhD pela University of Cambridge, recebeu o prêmio Coulomb Lecturer em 2015 da Sociedade Geotécnica Francesa e os prêmios Terzaghi e José Machado da ABMS. É Cientista do Estado FAPERJ e Pesquisador 1A CNPq desde 1992. As principais áreas de atuação profissional e acadêmica são obras de terra com ênfase em solos moles, obras de mineração, geotecnia offshore e modelagem física. Orientou mais de 110 Teses de Doutorado e Mestrado e publicou mais de 300 artigos e 4 livros.
Prestigiaram a cerimonia de posse o engenheiro e ex - presidente da ANE Francis Bogossian e a esposa Hildegard Angel entre outros..