sábado, 12 de abril de 2014

Theatro Municipal do Rio de Janeiro apresenta montagem inédita de " Carmen De Bizet" fotos: Divulgação/ Marcelo Borgongino

                        Ópera Carmen 8 - Taberna Lillas Pastia B,

              Ópera Carmen 10 - Ekaterina Bakanova, Luisa Francesconi e Fernando Portari - Ato 3 

     Ópera Carmen 13 - Luisa Francesconi, Fernando Portari e Valdis Jansons - Ato 4 ,

       soprano Ekaterina Bakanova,,

       Tenor Fernando Portari,

                               Vitor Fasano,

       Beth Serpa e Belita Tamoyo,

                                    Della Henry,

             Leonardo Araújo, Erick Bustler, Ed Tomaze , Munique Nozet e Sueli Stambowsky,


                             Lucia Bianchini e Fernando Portari,

                 Presidente da Fundação Cesgranrio e Diretor-Presidente da Casa de Arte e Cultura Julieta de Serpa, Carlos Alberto Serpa e o Presidente da Fundação Rioarte e responsável pela administração da Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, Emílio Kalil.

Depois de uma incompreendida estreia em 1875, quando chocou uma plateia parisiense que incluía ilustres como Massenet, Gounod e Dumas, ao apresentar uma cigana sensual, libertária e amoral, Carmen não tardou a se transformar em uma das óperas mais populares de todos os tempos, com incontáveis montagens e adaptações para o teatro e o cinema ao redor do mundo.
Obra-prima do compositor francês Georges Bizet no palco onde estreou há 101 anos, com uma montagem inédita do diretor brasileiro radicado na Espanha Allex Aguilera – atualmente, Diretor Residente e de Área Cênica do Palau de les Arts Reina Sofia e Diretor Associado na montagem da tetralogia wagneriana com a Cia. La Fura dels Baus – e figurinos assinados por Fabio Namatame. A temporada terá sete apresentações até 19 de abril e integra a programação artística sob a responsabilidade do Maestro Isaac Karabtchevsky, que conduzirá a Orquestra Sinfônica e Coro do TMRJ e o Coral Infantil da UFRJ. À frente do elenco de solistas, as mezzo-sopranos Luisa Francesconi e Edineia de Oliveira se alternam no papel-título ao lado dos tenores Fernando Portari e José Manuel Chú, como Don José, da soprano russa Ekaterina Bakanova (Micaela) e do barítono letão Valdis Jansons (Escamillo). 
  

Um comentário:

  1. Maravilhosa estréia! Finalmente uma montagem com nível de Europa.
    Chega de tanta breguice. O Rio merece! Parabéns a todos os envolvidos nessa maravilhosa produção.

    ResponderExcluir